Fibras sintéticas diminuem as fissuras no concreto

Fibras sintéticas diminuem as fissuras no concreto

Entre os produtos adicionados no concreto para melhorar suas características, as fibras sintéticas tem um papel de destaque nos últimos anos. São utilizadas, principalmente, para minimizar o aparecimento de fissuras causadas pela retração plástica do concreto. Esta retração possui vários motivos, entre eles a temperatura ambiente, o vento e o calor de hidratação do cimento.

Portanto, as fibras se tornaram fundamentais para evitar estes problemas. Um dos produtos mais utilizados que a TKM possui são as fibras de polipropileno FibroMac, da Maccaferri, compostas por filamentos extremamente finos, produzidos através de processo de extrusão. Seu uso é indicado exatamente em concretos e argamassas, a fim de reduzir o índice de fissuras provocadas pela retração e assentamento.

As fibras FibroMac também melhoram o desempenho do concreto endurecido, aumentando sua resistência quanto:

– Ao desgaste, pois através do controle da exsudação, evita-se o aumento na relação água/cimento responsável pela diminuição da resistência do concreto;

– Ao impacto, uma vez que controlam o índice e profundidade das fissuras, ajudando a preservar a integralidade da estrutura;

– Ao fogo, já que na fundição das fibras a altas temperaturas (>160°C), são criados microcanais que aliviam a pressão gerada pelos vapores d?água causadores do fenômeno “spalling”, aumentando o tempo de degradação das estruturas em caso de incêndios.

Contate a TKM e confira todos os benefícios sobre a utilização deste produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOLICITE UM AGENDAMENTO COM A NOSSA EQUIPE

Possuímos uma logística diferenciada para

melhor atender você!

Fale Conosco

(55) 3512-2302