Recuperação de laje com problemas de infiltração

CASES / RECUPERAÇÃO DE LAJE COM PROBLEMAS DE INFILTRAÇÃO

O primeiro critério foi investigar as causas (origens) das patologias. Esta procura foi focada em determinar os pontos críticos do sistema atual, buscando encontrar soluções para que as correções apresentassem desempenho satisfatório para o proprietário. As causas identificadas foram a má impermeabilização; características de concreto permeável; e rigidez

inadequada de elementos estruturais, que explicam os problemas de infiltrações, fissuras e corrosão da armadura.

A TKM, através de seus consultores (no caso Ijuí - Carlos Eduardo Oliveira) e juntamente com a equipe do Arq. Lorenzo Cunegato, realizaram treinamentos da equipe de execução, para recuperar a laje e estancar os problemas de infiltrações.

1º PASSO

Remover todas as telhas para verificar como estava a laje, se haviam trincas, ferragens expostas e a condição da permeabilidade do concreto;

2º PASSO

Refazer todos os caimentos com aditivo impermeabilizante na argamassa, direcionando a água para as calhas, evitando a formação de poças de água sobre a mesma;

3º PASSO

Preenchimento das vigas calhas com cimento e brita leve, pois de outra forma o peso poderia fragilizar a estrutura, por esse fato optamos por um material leve, e em cima desse material utilizamos uma proteção mecânica para proporcionar a impermeabilidade.

4º PASSO

Com esse preenchimento das calhas, foram refeitos os caimentos. Após foi aplicado impermeabilizante e em cima deste uma proteção com membrana polimérica. Essa aplicação visa a total e completa impermeabilidade do sistema, evitando a formação de fungos, criadouros de insetos, mofos, etc.

ATUALMENTE

Hoje essa laje está nova e com um visual de uma construção nova, com o benefício de uma sobrevida ao concreto antigo e com a garantia de estanqueidade das vigas calhas.

Nossos produtos:

Todos os produtos aplicados são produtos técnicos, fabricados pela Basf e pela Denver, duas grandes empresas do ramo de químicos para construção, com garantia nos produtos aplicados e com acompanhamento prestados pela TKM sem custo adicional.

Com isso possibilitamos ao proprietário da obra adquirir não apenas os materiais, mas também a segurança de produtos adequados às suas necessidades, aplicados de forma correta e nas dosagens necessárias, proporcionando uma resposta completa do produto dentro do sistema.

Engenheiro responsável: Mogar Sincak